terça-feira, 9 de março de 2010

Numbers


Esse post se baseia em um caso verídico (ou não)

Um professor entrou em sala, não disse uma palavra e colocou-se a escrever no quadro. Quando terminou perguntou: "Quantos aqui conseguem entender claramente o que acabei de escrever no quadro?". Apenas um aluno ergueu a mão e , então, o professor pegou os números que estavam escritos no quadro e formulou uma subtração e mais uma vez perguntou: "Quantos aqui sabem a resposta dessa subtração?". Todas as mãos se ergueram. O professor dirigiu-se ao aluno que havia levantado a mão na primeir
a pegunta e indagou: "Em que língua está escrito o problema do quadro?" e timidamente o aluno respondeu: "Alemão, senhor.". Por fim o professor disse:" Então, como vocês podem saber o resultado dessa subtração se somente uma pessoa na sala pode compreender o que está escrito na louça?".

Bom caros leitores,
a resposta é simples. os números possuem apenas uma linguagem. Em qualquer lugar do mundo 4 - 2 será igual a 2. Você pode não compreender Russo, Japonês, Húngaro, mas sempre saberá que o dobro de 3 é 6.

Você pode odiar trigonometria, amaldiçoar o cara que inventou matemática ou até pedir com todas as forças que ele tenha ido para o inferno, mas vo
cê nunca poderá dizer que números não são importantes.Todos os dias você tem que lidar com números, o número da sua casa, seu cep, o número do celular, saldo da sua conta, etc.

Se você, como eu, decidiu seguir carreira na área de exatas, obviame
nte lidará com a parte mais académica dos números (matemática, física, química, etc), mas não se engane, o pessoal de humanas e saúde lida com tantos números quanto você. Um bom exemplo é o que estou fazendo agora, postando no blog. Você sabia que cada letra do teclado corresponde ao número que é enviado ao computador para que o monitor exiba a letra correspondente? Por exemplo a letra "a" do seu teclado corresponde ao número 35 para o seu computador.

Por tanto, se você não curte tanto os números assim, apenas peço encarecidamente que evite amaldiçoar os matemáticos, físicos, engenheiros , químicos, meteorologistas, etc. Afinal, eu quero ir pro céu >.>


12 comentários:

Caio Tácito disse...

Menininha, não concordo com teu post. Já vi uma teoria que provava que 1+1 seria diferente de 2. Matemática como outras língua é desenvolvida de forma consensual, mas pode haver variantes. O princípio da curva por exemplo, foi totalmente remodelado com os arquitetos modernista etc. Filósofos que estudam lógica e tautologia como Russel/ Wittegnstein/Zenão trabalharam com paradoxos tautológicos em proposições matemática.

Athayde disse...

"Em um mundo onde fadas existem, 2+2 pode ser igual a peixe" - Crocker

Caio disse...

Acho que o professor teu não ler muita lógica. Basta ter noção que a matemática foi concebida a partir de reflexões filosóficas. Outra coisa, Os estudos de linguística apontavam que a formação de uma frase (soma de palavras) partia de uma noção aditiva. Matemática têm problemas paradoxais, confiram: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paradoxo

Matemática nunca foi uma "ciência exata".

Caio disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_da_incerteza_de_Heisenberg

VALEU!

Ray disse...

Calma, calma pessoal. Só fiz o post porque quero ir para o céu >.>
O que eu disse n~]ao é uma verdade universal.=p
Só queria postar um conto bem bolado ;D
=***

Athayde disse...

"Em um mundo onde fadas existem, 2+2 pode ser igual a peixe" - Crocker

Nany disse...

Bem, levando em consideração o que aprendemos fora do ensino superior ( O que nem sempre vem a ser de fato algo completo ) compreendo o que quis dizer com " Matemática é um ciência exata ", da mesma forma como consideramos que história é um exemplo de ciências humanas. Infelizmente, até mesmo quando vamos decidir a carreira que queremos seguir, levamos essa denominação em conta.

Enfim, filosofia é interessante para compreender todo o sistema matemático ( apesar de eu ter matado todas as aulas de tal assunto no colégio ) porém, compreendo mais ainda o sentido do que teu professor quis dizer para seus alunos.

Em homenagem ao meu querido amigo Athoyali: "Em um mundo onde fadas existem, 2+2 pode ser igual a peixe" - Crocker

RFPatosPB disse...

Bem, eu sou um amante dos números, então sou meio suspeito para falar.
Mas estas partes consideradas básicas da matemática (adição, subtração, etc) até as médias (trigonometria, geometria, etc) são bem exatas. Afinal, o quadrado da hipotenusa é a soma dos quadrados dos catetos em qualquer canto do mundo.

Então concordo com o Ray, apesar de não pretender seguir carreira na área de Exatas, números são, sim, universais. Fica aí minha opinião, como se valesse de alguma coisa.

Abs, RF.

Cabral disse...

Olha, desde que entrei na faculdade, venho indagando (pessoalmente) essa idéia de "Ciências Exatas". Nunca acreditei nisso, sendo ciência, não pode ser exata. No momento, talvez, mas não com total precisão.
Toda questão deve ser vista a partir de um referencial, portanto, um aluno de exatas pode muito bem afirmar tal exatidão. Não pretendem trabalhar fora dela.
Então, Ray, você ainda pode ir para o céu. Não nos veremos no pós morte 8D

Ray disse...

Cabral, fique tranquilo. Querer ir para o céu não quer dizer que eu vá xD. Com a quantidade de praga que as pessoas rogam em cima da matemática e da física, é muito provável que eu vá para o purgatório pagar os meus pecados xD. Nos veremos no pós morte em alguma festinha de confraternização divina. xD

Cabral disse...

Fiquei sabendo qual é o seu curso... Com todo respeito, mas sei não se nos veremos no céu uU
rsrs

Meu ramo também não é muito bem visto... mas não pela matemática, sim pelas gambiarras. Quase como advogados.
Ahhhnn... talvez o céu não seja tão divertido assim u.u
Sem matemáticos, sem físicos, sem gambiarras 8D

Ademir Régis disse...

Ray tá gostando do curso dela mesmo!
^^ Legal!